Quem Somos


A Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa é uma entidade civil sem fins lucrativos, com o objetivo de divulgar, desenvolver, promover competições e organizar o tênis de mesa na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A entidade conta com clubes filiados que por meio de contribuições e pagamentos de taxas permitem a diretoria executiva, administrar e coordenar as competições, ranking e demais eventos de interesse coletivo. De forma a contribuir com a modalidade no âmbito estadual e nacional, a LVTM é filiada a Federação Paulista de Tênis de Mesa e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, cumprindo todas as regras impostas por esses orgãos. São permitidas filiações de clubes fora da área de abrangência, desde que autorizado pela FPTM ou pela CBTM.
A fundação oficial se deu em 21 de abril de 1999, após vários anos de desenvolvimento sem estar registrada oficialmente. A região sempre realizou torneios de formas aleatórias e desorganizadas, porém em 1997, o Sr. Waldemir Júnior, atual presidente da liga elaborou um regulamento, e um calendário e por apoio direto do Sr. Anderson Tanaka, fundou-se informalmente a Coordenandoria Valeparaibana de Tênis de Mesa, que realizava suas atividades com cerca de 70 atletas. Com a aprovação e a motivação de técnicos e dirigentes da região, novos clubes foram aparecendo, e assim o número de filiados chegou a 500 atletas aproximadamente. Hoje a coordenadoria, que se transformou em Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa, é vista como a liga mais organizada do Estado de São Paulo e de forma engrandecedora é responsável por enviar seus clubes filiados aos campeonatos da Federação Paulista de da Confederação Brasileira.
Suas cores oficiais são o laranja e preto. Seus filiados, em sua maioria, contam com o apoio das prefeituras municipais. Os eventos acontecem mensalmente, onde origina um ranking individual e também um ranking de clubes (troféu eficiência). No final da temporada, os oito primeiros colocados de cada categoria disputam o Top 8, de forma a estabelecer os campeões individuais da temporada.
Sempre no início de uma nova temporada a diretoria premia todos aqueles que foram destaque na temporada anterior, levando em consideração o ranking, os resultados, a assiduidade e principalmente o resultado do Top 8.
O regulamento geral, tabela de taxas e calendário de eventos, assim como a eleição dos membros da diretoria (no fim do mandato) são definidos pela Assembléia Geral, poder maior da entidade, no início de cada temporada.
Estamos sempre de portas abertas a receber novos clubes, e principalmente entusiasmados em fazer na região do Vale do Paraíba um polo de referência para a modalidade tênis de mesa.
Os clubes ativos filiados são: Kosmos Clube de Mogi das Cruzes, CTM Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ, Clube Joseense de Tênis de Mesa, Associação Nikkey de São José dos Campos, Associação Cultural de Arujá, Associação Kenzen/Itu, ADC Daruma/Taubaté, CTM Pindamonhangaba/SEJELP, Associação Guaratinguetaense de Tênis de Mesa/Colégio Delta, Associação Ubatuba de Tênis de Mesa, Academia Olímpica de Caraguatatuba/PMC, Clube da mallha de São Sebastião/PMSS, Grin Fabriva Cruzeiro/Liga Cruzeirense.